Mentoplastia: como funciona a plástica de queixo
Em nossa sociedade ocidental, pessoas com o rosto angulado e queixo bem definido são consideradas mais bonitas, pois se associam a elas características de personalidade forte e beleza. A cirurgia plástica do mento (queixo) é pouco conhecida pela população em geral, e, quando bem indicada, traz inúmeros benefícios, permitindo um equilíbrio das feições da face. É recomendada para pacientes que têm queixo pequeno e retraído com boa oclusão dentária.
A região do mento pode ser aumentada através da colocação de implantes, osteotomia (cortar o osso) ou, em alguns casos, onde a necessidade de projeção não é tão acentuada, pode-se optar pelo uso de alguns preenchedores como gordura, hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico. Os dois tipos de implantes mais utilizados são o de polietileno poroso de alta densidade e o de silicone. A vantagem do primeiro é que o material é mais aceito pelo organismo (biocompatível), tem menor índice de efeitos adversos e vem se tornando a primeira escolha.
Na osteotomia de mento não há necessidade da inclusão de implantes, e o aumento do queixo é realizado através de seu reposicionamento anterior e fixação com mini placas de titânio e parafusos. A incisão, tanto na osteotomia quanto com o uso de implante, é posicionada dentro da boca (sulco gengival). É imprescindível a avaliação da oclusão dentária e das projeções da face para o resultado adequado.
Aumento de mento
Rostos menos redondos, mais compridos e angulados são tidos como exemplos de beleza em nossa sociedade. Brad Pitt, George Clooney e Angelina Jolie são bons exemplos deste padrão de beleza.
A cirurgia de aumento de queixo tem chamado atenção tanto de homens que querem um queixo mais forte e quadrado, quanto de mulheres que desejam uma face mais harmoniosa e queixo mais triangular.
Tendo em vista que a simetria facial perfeita não existe, alguns padrões de beleza orientam os cirurgiões na busca do belo. Nesse contexto, a cirurgia de aumento de queixo/mentoplastia também tem os seus padrões.
O que é aumento de mento ou aumento de queixo?
O aumento de mento, aumento de queixo ou mentoplastia é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento.
Não é uma cirurgia fácil e tem seus riscos e, por isso, exige treinamento especial e enorme conhecimento da anatomia do rosto.
Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isso porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.
Essa cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.
Quanto tempo dura a cirurgia de mentoplastia?
O tempo cirúrgico é em torno de 2 horas e a anestesia é local com sedação ou geral. O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e orienta-se dormir com a cabeceira da cama elevada. Pode ocorrer alteração da sensibilidade da região, por um período variado de tempo.
Para quem é indicada a mentoplastia? Hipomentonismo (queixo pequeno)
A pessoa candidata a esta cirurgia não deve apresentar alteração de sua mordida. Por isso, são feitas análises das proporções estéticas da face.
O ideal é que, quando a face seja analisada longitudinalmente, ela tenha as mesmas medidas da raiz do cabelo até a parte mais baixa da testa, da parte mais baixa da testa até a parte mais baixa do nariz e desta região até o queixo. São os terços da face (abaixo).
O queixo pode, ainda, ser excessivamente posterior, ou seja, muito retraído. O parâmetro usado nesta medida é uma linha perpendicular ao chão que passa pelo lábio inferior, na qual o queixo deve estar posicionado numa região entre 2 mm à frente e 2 mm posterior a ela.
Em suma, se o(a) paciente tem a mordida normal e apresenta algumas destas características de queixo pequeno, ele(a) pode ser submetido à cirurgia de mentoplastia.
É comum operar queixo junto com nariz?
É comum o paciente chegar ao consultório achando que seu nariz é grande quando, muitas vezes, o que existe é uma associação de nariz grande e queixo pequeno.
Essa impressão errada acontece porque a harmonia facial na visão de perfil é muito dependente da relação entre o queixo e o nariz.
O nariz pode até nem ser grande, mas parecer se o queixo for pequeno quando analisadas aquelas proporções faciais.
À associação entre cirurgia de nariz e mentoplastia dá-se o nome de perfiloplastia, cujo objetivo é melhorar a harmonia das proporções da face.
Como é a cirurgia de mentoplastia?
A cirurgia de mentoplastia pode ser feita com uso de implante ou através de fraturas no osso do mento e seu avanço. Dentre os implantes, o melhor é o polietileno poroso – POREX®. Existe, ainda, o implante de silicone, que não é nossa preferência por apresentar algumas complicações.
Tanto o uso de POREX® quanto a mentoplastia de avanço com fratura são boas opções; a fratura pode ser indicada em casos de hipomentonismo (queixo pequeno) associado a alguns problemas de ronco.
A incisão de ambas é de 4 cm por dentro da boca e a cicatriz fica imperceptível.
O paciente é orientado a ter uma higiene bucal mais cuidadosa nos primeiros 14 dias. O resultado final ocorre em 4-6 meses, com resultados já visíveis dentro das 2 primeiras semanas.
Caso opte-se por uso de POREX®, o mesmo é fixado ao osso com 2 parafusos. Já na mentoplastia de avanço não é usado implante, mas sim uma placa especial de titânio e 5 parafusos.
Qual é o tipo de anestesia aplicada na mentoplastia?
A cirurgia de mandíbula é realizada com anestesia geral ou local com sedação, e tem duração de 2 horas. Nossa preferência é anestesia geral.
Quais são os exames pré-operatórios para a cirurgia de mandíbula?
Os exames pré-operatórios variam conforme a idade e estado de saúde, mas os principais são hemograma, coagulogama, creatinina, glicemia de jejum; raio-X de tórax e eletrocardiograma.
O que é o POREX®?
Essa é a denominação de um tipo de implante facial poroso, importado dos Estados Unidos e feito com a mais alta tecnologia. Existem diversos formatos que possibilitam seu uso tanto nas cirurgias estéticas quanto em cirurgias reparadoras.
Nas cirurgias estéticas, seu uso é mais consagrado na mentoplastia, aumento de mandíbula (ângulo de mandíbula), aumento de maçãs do rosto e atenuação de sulco “bigode chinês”.
É muito resistente a infecções, não causa reabsorção óssea e nem reação de corpo estranho.
Qual é aparência de um implante de POREX® de queixo?
Como é a cicatriz da mentoplastia?
A cicatriz mede 4 cm e fica por dentro da boca.
Qual é a vantagem do uso do POREX® sobre o silicone?
O polietileno poroso (POREX®) tem a vantagem de não causar reabsorção óssea, ser menos propenso a infecção e mais versátil. Existem vários tipos, formatos e tamanhos, que também podem ser moldados na hora da cirurgia. Seus poros possibilitam às células de defesa do nosso corpo entrarem no implante e combater uma possível infecção.
O silicone é mais barato, porém tem índice mais elevado de infecção e principalmente de reabsorção óssea a médio prazo.
Como é feita a cirurgia de aumento do queixo?
Nesse tipo de procedimento, a região do queixo é aumentada por meio da inclusão de uma prótese na área ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula. O cirurgião plástico indicará se o implante ou o segmento ósseo é o mais indicado, dependendo das condições anatômicas da pessoa.
Como é realizada a cirurgia de diminuição do queixo?
Pessoas com queixo mais avançado têm a opção de retirar o segmento ósseo excedente, gerando um recuo no queixo e harmonizando o desenho da face.
É necessário retirar os pontos após a mentoplastia?
Os pontos da cirurgia de queixo são todos internos e não precisam ser removidos.
Mentoplastia: o antes e depois do aumento de queixo
O resultado esperado é o aumento do queixo tanto no sentido longitudinal (comprimento), quanto no sentido anteroposterior (de trás para frente). Ele proporciona mais harmonia da face, beleza e traços mais simétricos.
O índice de satisfação é alto e os pacientes afirmam que o investimento compensa muito.
Mulheres preferem um queixo mais triangular e homens buscam o mento mais forte e quadrado.
Qual é o valor do aumento de queixo (mentoplastia)?
O valor da cirurgia de aumento de mento varia pouco entre o uso de POREX® e a mentoplastia de avanço com fratura óssea.
Os custos são referentes a equipe médica, hospital e o material.
Como é a recuperação da cirurgia de mentoplastia?
A recuperação exige cuidados especiais com a higiene bucal, repouso, dormir com 2-3 travesseiros, evitar atividades físicas e evitar tomar sol por uma semana.
Compressas geladas locais por 2-3 dias são recomendadas.
Medicação para dor, inflamação e prevenção de infecção deve ser tomada por 7 dias.
O pós-operatório de mentoplastia é doloroso?
Via de regra não há muita dor no pós-operatório.
Inclusive, pode haver uma diminuição da sensibilidade que pode durar de 2-3 meses.
Quais são os cuidados no pós-operatório da mentoplastia?
Após a cirurgia plástica de queixo é comum que a face apresente alguns edemas. Por isso, é permitido usar compressas de solução fisiológica fria. O paciente deve, ainda, evitar exposição aos raios solares, bem como evitar alterações de temperatura e movimentação excessiva na região.
Qual a vantagem da mentoplastia cirúrgica em relação ao preenchimento?
Basicamente, o tempo de duração de cada procedimento. Enquanto a cirurgia tem duração para toda a vida do paciente, o preenchimento dura de 18-24 meses e seu resultado é bem mais modesto.
O preenchimento tem como principal vantagem o preço, uma vez que não é necessário arcar com custos de hospital, equipe médica e material, e não necessita de internação e recuperação pós-operatória.
Como o cirurgião avalia o melhor posicionamento do queixo?
A mentoplastia deve ser feita apos uma análise precisa do rosto como um todo. Para isso, o cirurgião observa a forma da mandíbula, fazendo uma análise facial
que identifica a desarmonia facial do(a) paciente. É fundamental saber se há deformidade de oclusão ou esquelética ou se a região do mento é apenas projetada ou retraída.
Quais são as possíveis complicações da mentoplastia?
Todas as cirurgias têm riscos. No caso da cirurgia de queixo, pode haver complicações como infecção, hemorragia e alergia à anestesia. Se houver inserção de um implante pode haver deformidade do queixo, lesão do nervo mentoniano, erosão óssea, mudança de posição do implante, danos às raízes dos dentes e hematomas.
Quais são as técnicas utilizadas na correção do queixo?
Podem ser utilizadas as técnicas de osteotomia basilar da mandíbula ou prótese na região do mento. No primeiro caso é feito um corte horizontal longo na parte distal do osso da mandíbula, seguido pelo avanço em alguns milímetros e fixação óssea. Já o implante de prótese é feito com um material chamado POREX®, biocompatível com o tecido ósseo e extremamente seguro.
Outras cirurgias e procedimentos que podem ser associados à Mentoplastia: